Residência Clínica Médica: Como Funciona, Atuação E Salário

· 3 min read
Residência Clínica Médica: Como Funciona, Atuação E Salário

Em muitas situações, um especialista poderia demorar para imaginar que era esse o problema, já que estaria focado na sua área de atuação. Este médico trata de todas as doenças não-cirúrgicas, não ginecológicas e não obstétricas, e apenas em adultos. Pode acompanhar pacientes em clínicas, hospitais, pronto-socorros, unidades básicas de saúde, empresas e em domicílio. Ramo da medicina que cuida dos olhos – um oftalmologista é capaz de realizar exames, tratamento e prevenção de casos como catarata, glaucoma e até cegueira.

  • Em cada novo atendimento, o paciente poderá adicionar informações ao seu histórico e, dessa forma, otimizar o trabalho do médico.
  • Nessa especialidade podemos destacar a atenção primária e atenção básica ao paciente, ou seja, centralizada no nível ambulatorial.
  • Consultar um clínico geral é importante para evitar o autodiagnóstico e a automedicação, que podem piorar um quadro clínico já existente.
  • O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde.
  • Em seguida vai analisar os sintomas descritos e tentar achar a sua causa.


Já o médico clínico que atende em consultório molda a sua carga horária e, consequentemente, a sua remuneração. Falaremos sobre a rotina, as áreas de atuação e como é o mercado de trabalho, a fim de sanar todas as suas dúvidas e facilitar a sua decisão. Entretanto, a média salarial para médico clínico geral, no Brasil, é de R$ 10.597,00, segundo o site Vagas. Com a conclusão da residência, o profissional deve fazer o registro no Conselho Regional de Medicina para, então, ter a oportunidade de atuar na sua área como médico. Para atuar como médico clínico geral, primeiro, o estudante deve passar pela graduação em Medicina, em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação . Já na terceira idade, a visita ao médico clínico deve ser mais constante, justamente, pela idade do paciente.


Como É Feito O Diagnóstico Na Medicina Para O Sono?



É um pré-requisito para que o profissional faça também a residência em outras especialidades médicas. Por fim, o médico clínico deve  ter conhecimento para não encaminhar problemas simples para as outras especialidades, assim, evitar a realização de exames desnecessários. Isso é tão importante que duas universidades federais no Rio de Janeiro, a UFF e a UFRJ, possuem serviços vinculados à Clínica Médica cujo objetivo é o acompanhamento pré e pós-operatório. Essas áreas de atuação que explicamos acima seriam as “atividades fim da profissão”. Por outro lado, o clínico também tem oportunidades como membro de uma equipe cuja função-fim seja outra área.

– Informações Físicas


Por exemplo, se você for a um posto de saúde com febre e náuseas, esses sintomas podem indicar desde infecções virais e bacterianas até problemas intestinais ou neurológicos.  site sobre este tema , a principal diferença entre eles é o tipo de atendimento realizado. Um paciente que realiza exames de rotina com frequência têm mais chances de identificar a ocorrência de alguma doença ainda precocemente . São exemplos de exames simples que, no entanto, necessitam da assinatura de um profissional certificado para serem realizados.

Serviços Essenciais Para Oferecer Na Sua Clínica Médica


Diferente do que muita gente pensa, o clínico geral não é um médico sem especialização. A Clínica Geral, ou Medicina Interna, como é conhecida aqui no Brasil, é na verdade uma especialidade. Um médico urologista cuida do sistema urinário tanto de homens como mulheres, e tem atuação especial nosistema reprodutor masculino. Eles tratam desde infecções urinárias a casos mais graves, como disfunções renais. Disfunções que afetam o sistema nervoso, composto pelo cérebro, raízes nervosas, nervos e a medula espinhal, são de responsabilidade de um neurologista. Por ser um campo mais diverso, ele pode trabalhar com psiquiatras, clínicos gerais e oftalmologistas, para citar alguns dos vários profissionais.