Medicina Interna Clínica Médica Clínico Geral

· 2 min read
Medicina Interna Clínica Médica Clínico Geral

Ramo da medicina que cuida dos olhos – um oftalmologista é capaz de realizar exames, tratamento e prevenção de casos como catarata, glaucoma e até cegueira. Também atua em cirurgias  corretivas para distúrbios da visão, como estrabismo, hipermetropia ou astigmatismo. A observação clínica analisa a história da doença que leva a pessoa a procurar o médico, e realiza o exame físico do paciente em seus menores detalhes em busca de dados para a elaboração do diagnóstico e do prognóstico.

  • Contudo, muitos estudantes querem a Clínica Médica por ela ser requisito para todas as especialidades clínicas, exceto Dermato e Neurologia.
  • Apenas nos últimos 20 anos que cresceu o movimento do médico de família e, nos últimos 5 anos, do emergencista.
  • Responsáveis pela saúde das crianças e adolescentes, os pediatras também podem ter uma formação mais generalista.
  • Além disso, a atuação pode ser feita diretamente, não exigindo uma especialização após a graduação em Medicina.


Para mergulhar nesse mundo, conversamos com o Djon Machado, nosso professor que se formou na residência de Clínica Médica na Unicamp em 2019. De cara, ele já mandou o papo reto sobre as características que determinam um bom profissional dessa especialidade. Saiba mais sobre a dislipidemia, sua associação com doença cardiovascular, fatores de risco e opções de tratamento.

Sempre O Melhor


Algumas especialidades vão impor horários mais difíceis, enquanto outras permitirão uma agenda bem flexível. O profissional pode atender em consultórios, clínicas e hospitais, particulares e públicos. Uma grande tendência é a criação de  nariz negróide rinoplastia  de recuperação e reabilitação, com o atendimento multidisciplinar por ortopedistas, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros profissionais. Da mesma forma, o cirurgião geral também é bem remunerado e bastante requisitado por realizar procedimentos complexos e de grande risco. Além disso, costuma ser bem pago por ter uma atuação ampla, podendo fazer procedimentos em diferentes partes do corpo.

Auxilia Em Organizações Fora Da Área Da Saúde


Dos casos mais complexos aos mais simples, desde que não requeiram cirurgia, obstetrícia e  ginecologia. Normalmente, é do Clínico Geral que o paciente recebe o diagnóstico e inicia o tratamento. Este  é um dos principais pontos do funcionamento da residência em Clínica Médica.


Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, aproximadamente 35 mil médicos clínicos estão registrados.  https://davi-luca-das-neves.hubstack.net/cl-c3-adnica-m-c3-a9dica-confira-os-hospitais-especialistas-da-rede-dor-1680834458  a conclusão da residência, o profissional deve fazer o registro no Conselho Regional de Medicina para, então, ter a oportunidade de atuar na sua área como médico. Para atuar como médico clínico geral, primeiro, o estudante deve passar pela graduação em Medicina, em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação . Esse profissional vai solicitar um check-up anual, oferecer orientações para contribuir com o bem-estar do paciente, além de monitorar a saúde dos atendidos, nesse caso, aqueles com mais de 60 anos.  Como o especialista atua também em ações preventivas, a importância de estar com a consulta em dia, na terceira idade, é bastante importante.