A clínica geral ou medicina interna, como também é conhecida, é uma especialização que demanda, pelo menos, 2 anos e é responsável por formar médicos que atuam na “linha de frente” do combate às doenças e pela vida saudável. A consulta com o clínico geral ajuda para a prevenção de doenças e evita consultas desnecessárias com médicos de outras especialidades. Afinal, não é preciso consultar um neurologista para tratar a dor de cabeça causada por um resfriado.
- De certo modo, a clínica médica é considerada uma das áreas bases da medicina, justamente por ter a atuação de várias especialidades clínicas.
- Geralmente, os profissionais precisam estudar várias horas por dia, durante mais de um ano, para serem aprovados nela.
- Existem outras várias possibilidades, equipamentos, softwares que podem e devem ser utilizados.
- Às vezes é necessário compartilhar o cuidado com outro profissional médico quando um tratamento não está trazendo o resultado esperado ou quando existe uma condição que não é tão prevalente.
- O uso do prontuário eletrônico permite que o profissional preencha de maneira mais rápida as informações que são necessárias durante uma consulta, como anamnese, exames, prescrições de tratamentos e medicações.
Apenas a graduação em medicina não é suficiente para receber esse título. Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica , esse médico pode diagnosticar e tratar 80% dos problemas de saúde. Esse profissional acompanha um paciente por bastante tempo ao longo da vida. Por isso, ele deve ter sensibilidade e conhecimento para lidar com os casos dos doentes.
Como Se Tornar Um Clínico Geral?
Centro médico é basicamente um local que integra diversos serviços médicos em uma mesma estrutura. Somado a isso, o local deve também abranger diversas especialidades da medicina, e oferecendo ao paciente consultas, exames e análise laboratorial dos resultados feitos em exame. Diagnóstico e tratamento de doenças, gestão de exames complementares e de rotina, tratamento e monitoramento de pacientes crônicos, orientação dos pacientes, avaliação pré-operatória e coordenação da assistência.

Agente De Saúde
O especialista em clínica médica também presta serviços periciais nas instituições públicas, trabalha em escolas e nas empresas para pronto-atendimento. Ele também pode ser plantonista e atuar em ambulatório/consultório, já que engloba a atenção primária e lida com uma quantidade considerável de doenças agudas e crônicas. Os residentes em clínica médica, de maneira geral, passam por atividades ambulatoriais, de emergência e hospitalares. Também têm os rodízios em especialidades e as atividades acadêmicas e de pesquisa. A residência em Clínica Médica é o período de estudos para se tornar um clínico geral, também conhecido como médico clínico ou médico internista. A residência em clínica médica foca no cuidado do adulto, prestando assistência em todos os graus de complexidade.
Quando Procurar Um Clínico Geral?
Exercite a lista de problemas → diagnósticos sindrômicos → diagnóstico etiológico. No Brasil, os termos “clínico geral” e “generalista” são popularmente utilizados para se referir ao médico sem especialização. Recém-formado, ortodontista bauru o registro no Conselho Regional de Medicina e é considerado apto para praticar a Medicina. No entanto, o tratamento se limita aos casos de baixa complexidade, deixando os complexos para colegas de outras especialidades.